quinta-feira, 2 de junho de 2016


A IMPORTÂNCIA  DA  ARTICULAÇÃO E DO EJA.

       ( Educação de jovens e adultos)
          A importância da articulação será, promover em suas práticas de educação e cuidados, a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos/linguísticos e sociais do educando, entendendo que ela é um ser total, completo e indivisível (Brasil, CEB, Parecer n° 022/1998, p.12).
           sendo que cuidar e educar são agentes fundamentais para a formação humana. Ocorrendo assim o acolhimento das crianças, jovens e adultos.
            Dentro deste contexto, requer que os educadores concretizem práticas e ações educativas que resultem de um olhar mais humano as especificidades dos educandos, tendo um olhar voltado para suas culturas, suas experiências, seu contexto e histórias de vida.
             A de codificação de letras e palavras escritas em sons de fala está a quem da atividade de leitura, cujo ato envolve não apenas aspectos linguísticos, mas também fisiológicos, psicológicos e sociais. Uma pessoa dotada de visão perfeita, sem nenhuma lesão cerebral que comprometa sua capacidade para a linguagem, pode apresentar dificuldades/ barreiras quando da atividade e/ou aprendizagem de leitura assim como uma pessoa cuja lesão cerebral tenha afetado em parte sua capacidade para a linguagem . Questões sociais, pessoais ou culturais podem intervir na maneira como o leitor aprenderá a ler. A compreensão da leitura, então abrange fatores perceptivos, cognitivos, linguísticos e sociais tanto da leitura como também do pensamento e aprendizado em geral.
           Segundo Cândido (1995), a literatura poético, funcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura, desde o que chamamos folclore, lenda, até as formas mais complexas das grandes civilizações. Ninguém passa vinte quatro horas do dia, sem se lançar ao menos um pouco ao universo fabulado, seja por meio de sonho, musica, novela, anedota entre outras tantas formas.
              Percebe-se com isto, que a literatura e artes é um meio dos mais eficaz em que o articulador poderá desenvolver para auxiliar o educando em suas dificuldades no ensino aprendizagem, bem como sua autoestima. Pois se o educando consegue ler, interpretar e produzir linguagens orais e escritas, ele terá bom desenvolvimento cognitivo, linguístico e raciocínio rápido, independente da disciplina por ele estudado. Fazendo com que diminua a evasão escolar e desperte interesse pelos estudos de forma geral . 
 
                                                                            VILMA BORGES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário