quinta-feira, 2 de junho de 2016

        SABOREAR A LEITURA  ATRAVÉS DE PEÇAS TEATRAIS.....
.
        SABOREAR A LEITURA COM PRODUÇÕES DE POESIAS...

        SABOREAR A LEITURA COM PARÓDIAS EM MÚSICAS OU CANTIGAS...


        A criança deve ter várias possibilidades para moralizar histórias infantis. Ampliando, debatendo, propondo, refazendo de modo novo e pessoal. Narrativas visuais, quando inteligentes e bem feitas permitem e o estimulam.
      Como cita Abramovich, é tão bom saborear, detectar tanta coisa que nos cerca usando este instrumento nosso tão primeiro tão denotador de tudo: a visão, talvez seja um jeito de não formar míopes mentais.
       Outra analise importante na literatura infantil é como os personagens são desenhados e a nossa realidade aparece ilustrada nesses livros. Devemos ficar atento aos estereótipos estreitadores da visão das pessoas em sua forma de agir e de ser e ajudar a criança leitora a perceber isso. O resultado visual até pode ser bonito, mas onde vamos parar em termos de preconceitos transmitidos? Afinal o preconceito não é passado só através das palavras, mas também  através de imagens.
          Os contos de fadas, também são de suma importância, que lidam com conteúdos da sabedoria popular, com conteúdos essenciais da condição humana e perpetuam-se até hoje. São tão ricos que têm sido fonte de estudo para psicanalistas, sociólogos, antropólogos, psicólogos, cada qual dando sua interpretação e se aprofundando no seu eixo de interesse. Encontra nos contos de fadas uma fonte muito rica para estudos e interpretações do comportamento e anseios humanos.
           Eles falam de medos, amor, da dificuldade de ser criança, de carências, da auto descoberta, de perdas e buscas.
         É preciso trabalhar a apreciação crítica na literatura, na leitura em sala de aula.
         Geralmente o livro não é escolhido pelo aluno e nem sempre o critério para escolha é sua qualidade, o texto é utilizado como estudo da gramática normativa, as fichas de leitura dirigem a interpretação dos textos. Porém, a criança precisa sentir e mostrar o espírito crítico frente á leitura. Sendo necessário conversar com ela sobre o livro lido, discutir a história e o ritmo, os personagens, a capa, as ilustrações, o objetivo do mesmo, desenvolver diversas atividades após as discussões, reler o livro também é importante.
         Há tantos jeitos de a criança ler, de conviver com a literatura de modo próximo sem achar que é algo remoto, enfadonho ou chato. Na verdade somos nós, pais e professores os grandes responsáveis pelo despertar e gosto á leitura, por abrir as portas através do contato, motivação e incentivo ao mundo do ler e escrever.


      
                  NO CAMINHO DA ESCOLA VOU PENSANDO...
 
                               Já na hora de brincar
                               Pega pega e futebol
                               No recreio vou jogar

                               Com minha professora
                               Aprendo a ler a cantar
                               Brinco de faz de conta
                               Sei escrever e pintar
                               
                               Quando toca o sinal
                               Faço fila e vou em frente
                               A melhor lição da escola
                               Fica no coração da gente

                                                          Emily Luiza B.Clamer

                                              Psicopedagoga: Vilma De Fátima Borges

3 comentários:

  1. Muito sucesso amada. Que todos possam apreciar suas postagens. Carinhosamente Wanderlene Abreu Sousa Stevanato

    ResponderExcluir
  2. Muito sucesso amada. Que todos possam apreciar suas postagens. Carinhosamente Wanderlene Abreu Sousa Stevanato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado,precisamos inovar e se atualizar constantemente para realizar um bom trabalho.Mais ainda na educação....

      Excluir