SABOREAR A LEITURA ATRAVÉS DE PEÇAS TEATRAIS.....
.
SABOREAR A LEITURA COM PRODUÇÕES DE
POESIAS...
SABOREAR A LEITURA COM PARÓDIAS EM
MÚSICAS OU CANTIGAS...
A criança deve ter várias
possibilidades para moralizar histórias infantis. Ampliando, debatendo,
propondo, refazendo de modo novo e pessoal. Narrativas visuais, quando
inteligentes e bem feitas permitem e o estimulam.
Como cita Abramovich, é tão bom saborear,
detectar tanta coisa que nos cerca usando este instrumento nosso tão primeiro
tão denotador de tudo: a visão, talvez seja um jeito de não formar míopes
mentais.
Outra analise importante na literatura
infantil é como os personagens são desenhados e a nossa realidade aparece
ilustrada nesses livros. Devemos ficar atento aos estereótipos estreitadores da
visão das pessoas em sua forma de agir e de ser e ajudar a criança leitora a
perceber isso. O resultado visual até pode ser bonito, mas onde vamos parar em
termos de preconceitos transmitidos? Afinal o preconceito não é passado só
através das palavras, mas também através
de imagens.
Os contos de fadas, também são de
suma importância, que lidam com conteúdos da sabedoria popular, com conteúdos
essenciais da condição humana e perpetuam-se até hoje. São tão ricos que têm
sido fonte de estudo para psicanalistas, sociólogos, antropólogos, psicólogos,
cada qual dando sua interpretação e se aprofundando no seu eixo de interesse. Encontra
nos contos de fadas uma fonte muito rica para estudos e interpretações do
comportamento e anseios humanos.
Eles falam de medos, amor, da
dificuldade de ser criança, de carências, da auto descoberta, de perdas e
buscas.
É preciso trabalhar a apreciação
crítica na literatura, na leitura em sala de aula.
Geralmente o livro não é escolhido
pelo aluno e nem sempre o critério para escolha é sua qualidade, o texto é
utilizado como estudo da gramática normativa, as fichas de leitura dirigem a
interpretação dos textos. Porém, a criança precisa sentir e mostrar o espírito
crítico frente á leitura. Sendo necessário conversar com ela sobre o livro
lido, discutir a história e o ritmo, os personagens, a capa, as ilustrações, o
objetivo do mesmo, desenvolver diversas atividades após as discussões, reler o
livro também é importante.
Há tantos jeitos de a criança ler, de
conviver com a literatura de modo próximo sem achar que é algo remoto,
enfadonho ou chato. Na verdade somos nós, pais e professores os grandes
responsáveis pelo despertar e gosto á leitura, por abrir as portas através do
contato, motivação e incentivo ao mundo do ler e escrever.
NO CAMINHO DA ESCOLA VOU
PENSANDO...
Já na hora de brincar
Pega pega e
futebol
No recreio vou
jogar
Com minha
professora
Aprendo a ler a
cantar
Brinco de faz de
conta
Sei escrever e
pintar
Quando toca o
sinal
Faço fila e vou
em frente
A melhor lição da escola
Fica no coração
da gente
Emily Luiza B.Clamer
Psicopedagoga: Vilma De Fátima Borges
Muito sucesso amada. Que todos possam apreciar suas postagens. Carinhosamente Wanderlene Abreu Sousa Stevanato
ResponderExcluirMuito sucesso amada. Que todos possam apreciar suas postagens. Carinhosamente Wanderlene Abreu Sousa Stevanato
ResponderExcluirobrigado,precisamos inovar e se atualizar constantemente para realizar um bom trabalho.Mais ainda na educação....
Excluir