PSICOPEDAGOGO NA
ESCOLA
O trabalho do psicopedagogo dentro do
âmbito escolar está, vinculada ao processo de aprendizagem dos alunos e a
tarefa educativa da escola. Bem como as dificuldades de aprendizagem e
problemas de comportamento ou de relacionamento. Sendo assim a intervenção do
pedagogo é direcionada a modificação da situação dentro do contexto da escola,
fundamentalmente sem deixar de lado aspectos familiares ou sociais que possam
intervir na área do conhecimento e de atuação para o processo de aprendizagem
humana. Podendo-se dizer que aprendizagem é uma mudança de comportamento
ocorrido no decorrer do tempo, resultante de prática ou experiência anterior.
Porém o problema de aprendizagem pode ser características da família, da escola
ou até mesmo do professor. É comum a criança, o adolescente diante de uma
dificuldade escolar, assumir um comportamento inadequado ou de baixa,
autoestima com pensamentos negativos não sei, não aprendo, não faço, entre
outros. Se o professor não trabalhar com afetividade, prazer e carinho para que
o educando sinta-se estimulado, confiante, poderá estar aumentando esse
problema de aprendizagem. Uma das formas que poderá ajudar e muito a solucionar
esse problema é alfabetização literária (músicas, cantigas infantis, paródias,
teatro, poesia). Envolvendo o educando em grupo, ou com ajuda do colega, irá
deixa-lo seguro e mais confiante. A aprendizagem dependendo do problema pode
ser em longo prazo ou de imediato, sendo a literatura e artes, uma das
alternativas que obterá resultados positivos. Pois o desenvolvimento cognitivo está ligado diretamente com o psicológico do
ser humano. A literatura vem de encontro com esse fator importantíssimo de
cognição a ser desenvolvido no educando. Porem há necessidade de planejamento,
estruturação do trabalho, exigindo do educador organização e atenção, trabalhar
de forma interdisciplinar, para se obter um bom resultado. O psicopedagogo deve
intervir sempre que for necessário no contexto escolar, para que haja harmonia,
prazer no trabalho entre todos que faz parte do mesmo.
A psicopedagogia tem um caráter
essencialmente interdisciplinar, uma vez que busca conhecimentos em outros
campos, mas criando seu próprio objeto de estudo a partir de um corpo teórico
próprio. Reconhecendo e assumindo seu papel de transmissão de conhecimento e
compreensão dos fatores psicológicos que interferem no ato de aprender.
Realizando uma ação conjunta, orientada, no sentido de analisar e compreender
os mecanismos dentro da relação familiar, esta que muitas vezes promove
bloqueios de aprendizagem.
Uma vez estabelecida à prática
psicopedagógico, os fundamentos teóricos e a delimitação do papel do
psicopedagogo, parece de grande urgência a consideração de princípios éticos
que iluminem e regem a atuação deste profissional. Com um trabalho ancorado em
alguns princípios gerais, acredita-se que todo ser humano tem direito ao pleno
acesso do saber acumulado, representado pela cultura. Considerando que a
leitura e a escrita representam ferramentas fundamentais a este acesso, na
moderna sociedade. Norteando sua prática dentro dos princípios da liberdade do
ser. Reconhecendo que deve assumir a dupla polaridade de seu papel, transmissão de conhecimento e
compreensão dos fatores psicológicos que interferem no ato de aprender.
O psicopedagogo deverá reconhecer que
mais importante que acomodação dos educandos, as exigências cristalizadas da
escola, é o estabelecimento de uma relação dinâmica onde a criança será
considerada como elemento importante na recriação do saber. Estes pontos
parecem importantes para consideração em mais um passo a nossa luta, que seja
na criação de um código de ética e o reconhecimento oficial da nossa profissão.
Psicopedagoga:
Vilma De Fátima Borges Clamer
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