quinta-feira, 2 de junho de 2016

PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA



 PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA
O trabalho do psicopedagogo dentro do âmbito escolar está, vinculada ao processo de aprendizagem dos alunos e a tarefa educativa da escola. Bem como as dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento ou de relacionamento. Sendo assim a intervenção do pedagogo é direcionada a modificação da situação dentro do contexto da escola, fundamentalmente sem deixar de lado aspectos familiares ou sociais que possam intervir na área do conhecimento e de atuação para o processo de aprendizagem humana. Podendo-se dizer que aprendizagem é uma mudança de comportamento ocorrido no decorrer do tempo, resultante de prática ou experiência anterior. Porém o problema de aprendizagem pode ser características da família, da escola ou até mesmo do professor. É comum a criança, o adolescente diante de uma dificuldade escolar, assumir um comportamento inadequado ou de baixa, autoestima com pensamentos negativos não sei, não aprendo, não faço, entre outros. Se o professor não trabalhar com afetividade, prazer e carinho para que o educando sinta-se estimulado, confiante, poderá estar aumentando esse problema de aprendizagem. Uma das formas que poderá ajudar e muito a solucionar esse problema é alfabetização literária (músicas, cantigas infantis, paródias, teatro, poesia). Envolvendo o educando em grupo, ou com ajuda do colega, irá deixa-lo seguro e mais confiante. A aprendizagem dependendo do problema pode ser em longo prazo ou de imediato, sendo a literatura e artes, uma das alternativas que obterá resultados positivos. Pois o desenvolvimento cognitivo  está ligado diretamente com o psicológico do ser humano. A literatura vem de encontro com esse fator importantíssimo de cognição a ser desenvolvido no educando. Porem há necessidade de planejamento, estruturação do trabalho, exigindo do educador organização e atenção, trabalhar de forma interdisciplinar, para se obter um bom resultado. O psicopedagogo deve intervir sempre que for necessário no contexto escolar, para que haja harmonia, prazer no trabalho entre todos que faz parte do mesmo.
A psicopedagogia tem um caráter essencialmente interdisciplinar, uma vez que busca conhecimentos em outros campos, mas criando seu próprio objeto de estudo a partir de um corpo teórico próprio. Reconhecendo e assumindo seu papel de transmissão de conhecimento e compreensão dos fatores psicológicos que interferem no ato de aprender. Realizando uma ação conjunta, orientada, no sentido de analisar e compreender os mecanismos dentro da relação familiar, esta que muitas vezes promove bloqueios de aprendizagem.
Uma vez estabelecida à prática psicopedagógico, os fundamentos teóricos e a delimitação do papel do psicopedagogo, parece de grande urgência a consideração de princípios éticos que iluminem e regem a atuação deste profissional. Com um trabalho ancorado em alguns princípios gerais, acredita-se que todo ser humano tem direito ao pleno acesso do saber acumulado, representado pela cultura. Considerando que a leitura e a escrita representam ferramentas fundamentais a este acesso, na moderna sociedade. Norteando sua prática dentro dos princípios da liberdade do ser. Reconhecendo que deve assumir a dupla polaridade de seu  papel, transmissão de conhecimento e compreensão dos fatores psicológicos que interferem no ato de aprender.
O psicopedagogo deverá reconhecer que mais importante que acomodação dos educandos, as exigências cristalizadas da escola, é o estabelecimento de uma relação dinâmica onde a criança será considerada como elemento importante na recriação do saber. Estes pontos parecem importantes para consideração em mais um passo a nossa luta, que seja na criação de um código de ética e o reconhecimento oficial da nossa profissão.
Psicopedagoga: Vilma De Fátima Borges Clamer

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