Gênero, sexualidade e educação
Maria Rita de Assis César*
Resumo: A combinação entre sexualidade e educação é um tema que remonta aos
primórdios da instituição escolar brasileira. Muitos projetos e iniciativas de
educação sexual pontuaram a história da educação no Brasil e o encontro
com a perspectiva de gênero sempre foi problemática. Nos anos de 1990,
com o aparecimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a sexualidade
e o gênero passaram a habitar os discursos e as práticas educacionais
brasileiros de forma mais bem instalada, mas não menos conflituosa. Este
texto analisa os principais caminhos “epistemológicos” que os discursos
sobre a sexualidade e o gênero percorreram na instituição escolar ao longo
de quase um século. A partir de uma perspectiva ancorada nos conceitos de
Michel Foucault, especialmente as noções de dispositivo da sexualidade e
biopolítica, analisou-se essa produção discursiva e institucional acerca da
sexualidade. Mais contemporaneamente, procurou-se demonstrar as (in)
compreensões sobre a diversidade sexual por meio de questionamentos
oriundos da teoria queer, tomada como referência decisiva para a discussão
da fala docente e de documentos oficiais presentes na escola a respeito de
gênero e sexualidade.
Palavras-chave: sexualidade; gênero; práticas escolares; diversidade
sexual; teoria queer.
Dentro deste contexto percebe-se a importância de uma educação coletiva e participativa, a qual venho falando,onde possa haver estudos cientificos,teoricos,mas respeitando os conhecimentos do senso comum,bem como as diversidades e particulariedades do ser humano,como raça,cor, sexo, religiao,politica. A escola é o lugar onde pode ser trabalhado esses temas desde cedo,buscando junto á familia desenvolver a exclusão de preconceitos, principalmente no que se refere aos generos da sexualidade humana..
Vale lembrar que o Plano Municipal de Educação de Itaúba não tem em seu texto as "questões de gênero". Se precisamos avançar no assunto é necessário iniciar um debate com toda comunidade escolar e retornar no texto para o PME das questões de gênero. Somente com politicas públicas efetivas na educação podemos construir uma sociedade sem preconceitos.
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