quarta-feira, 8 de junho de 2016

  Gênero, sexualidade e educação

 Maria Rita de Assis César*

 Resumo:  A combinação entre sexualidade e educação é um tema que remonta aos primórdios da instituição escolar brasileira. Muitos projetos e iniciativas de educação sexual pontuaram a história da educação no Brasil e o encontro com a perspectiva de gênero sempre foi problemática. Nos anos de 1990, com o aparecimento dos Parâmetros Curriculares Nacionais, a sexualidade e o gênero passaram a habitar os discursos e as práticas educacionais brasileiros de forma mais bem instalada, mas não menos conflituosa. Este texto analisa os principais caminhos “epistemológicos” que os discursos sobre a sexualidade e o gênero percorreram na instituição escolar ao longo de quase um século. A partir de uma perspectiva ancorada nos conceitos de Michel Foucault, especialmente as noções de dispositivo da sexualidade e biopolítica, analisou-se essa produção discursiva e institucional acerca da sexualidade. Mais contemporaneamente, procurou-se demonstrar as (in) compreensões sobre a diversidade sexual por meio de questionamentos oriundos da teoria queer, tomada como referência decisiva para a discussão da fala docente e de documentos oficiais presentes na escola a respeito de gênero e sexualidade. Palavras-chave: sexualidade; gênero; práticas escolares; diversidade sexual; teoria queer.

Dentro deste contexto percebe-se a importância de uma educação coletiva e participativa, a qual venho falando,onde possa haver estudos cientificos,teoricos,mas respeitando os conhecimentos do senso comum,bem como as diversidades e particulariedades do ser humano,como raça,cor, sexo, religiao,politica. A escola é o lugar onde pode ser trabalhado esses temas desde cedo,buscando junto á familia desenvolver a exclusão de preconceitos, principalmente no que se refere aos generos da sexualidade humana..

Um comentário:

  1. Vale lembrar que o Plano Municipal de Educação de Itaúba não tem em seu texto as "questões de gênero". Se precisamos avançar no assunto é necessário iniciar um debate com toda comunidade escolar e retornar no texto para o PME das questões de gênero. Somente com politicas públicas efetivas na educação podemos construir uma sociedade sem preconceitos.

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