quarta-feira, 8 de junho de 2016

GÊNEROS E SEXUALIDADES NA ESCOLA: OS DESAFIOS DAS PRÁTICAS DOCENTES NA CONTEMPORANEIDADE



Odair Duarte dos Santos
Secretaria Municipal de Educação - Itaúba
Orientadores: Adriana Sales
Unesp/Assis-SP
Evandro Salvador Alves de Oliveira
Universidade do Minho - Portugal



Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma intervenção que aconteceu na Escola Estadual Papa João Papa II, município de Itaúba, em Mato Grosso. A problemática deste trabalhado está alicerçada no pressuposto de verificar quais os desafios encontrados nas práticas docentes nas perspectivas de gêneros e sexualidades. O objetivo principal foi levantar questões, por meio de um questionário respondido por docentes, sobre gêneros e sexualidades debatidos no contexto escolar. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com os professores da rede estadual de educação. O referencial teórico compreende os estudos de autores, como Coelho (2014), Sales (2014), Souza (2014), Louro (2014), Orientações Curriculares de Mato Grosso (2012) e Revista Filosofia (2012). Pode-se destacar que o tema ainda causa desconforto entre as professoras, diretora e coordenadora que esteve presente nos encontros, porém, é perceptível o avanço alcançado nos últimos 10 anos. Alguns homossexuais estão voltando a estudar por considerar que a escola está de certa forma, acolhendo e respeitando as diferenças e as diversidades existentes. É urgente e reconhecida a necessidade de aprofundar e estudar mais sobre esta questão, muitos relatam estar despreparados frente a esta nova realidade e exigência das próprias Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso. Percebe-se que o preconceito ainda existe, que as limitações são muitas e a escola precisa repensar sua proposta metodológica, bem como suas práticas, além de sair da simples tolerância para o acolhimento das diversidades existentes.
Palavras-chave: Gêneros; Sexualidades; Intervenção na escola; Práticas docentes.

2 comentários:

  1. Fabio da silva viana13 de junho de 2016 14:47
    Vale lembrar que o Plano Municipal de Educação de Itaúba não tem em seu texto as "questões de gênero". Se precisamos avançar no assunto é necessário iniciar um debate com toda comunidade escolar e retornar no texto para o PME das questões de gênero. Somente com politicas públicas efetivas na educação podemos construir uma sociedade sem preconceitos.

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  2. Fabio da silva viana13 de junho de 2016 14:47
    Vale lembrar que o Plano Municipal de Educação de Itaúba não tem em seu texto as "questões de gênero". Se precisamos avançar no assunto é necessário iniciar um debate com toda comunidade escolar e retornar no texto para o PME das questões de gênero. Somente com politicas públicas efetivas na educação podemos construir uma sociedade sem preconceitos.

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