quinta-feira, 2 de junho de 2016

                    MINHA   ESCOLA  MINHA  VIDA.
Justificativa:
    A Escola Municipal Educandário Nossa Senhora Aparecida, localiza-se na Rua Bárbara Max, Município de Itaúba/MT. Com um número aproximado de 700 alunos de primeiro grau.
   Com muito amor, trabalho e obtendo sucesso o grupo de docentes, juntamente com a equipe pedagógica, administrativa e secretária municipal de educação vem desenvolvendo um trabalho abrangente para a informação e formação cultural de nossos alunos. Desenvolvendo suas capacidades artísticas e sociolinguística. Com isso eleva sua autoestima e maior interesse no processo de ensino aprendizagem.
  Com a preocupação de fazer uma educação participativa, de aprendizagem dentro do processo alfabetizador é que este projeto “NO MUNDO DA LITERATURA, FAÇO PARTE. leva nosso educando a ter conhecimento e gosto pela leitura e escrita. Através de letras, palavras, frases, desenhos, e textos.
  Dentro deste contexto surgiu à ideia de desenvolver um projeto coletivo, com a participação de trabalhos de alunos, jovens, pais, idosos.
  Configurando-se como um evento, possibilitando o seu ajustamento as disciplinas trabalhadas em sala, como língua portuguesa, literatura e artes.
   O resultado do trabalho poderá ajudar os educandos na aprendizagem e liberdade de expressão oral e escrita, podendo ter  retorno em sua educação escolar e no meio familiar em que está inserido.
   Também tem a finalidade de dar continuidade dependendo da aceitação e desenvolvimento das potencialidades de nossos alunos.
   Sendo resultado positivo daremos continuidade nos anos seguintes com outras turmas. Este trabalho além de ser uma formação educacional será também um ato cívico e social.
   Segundo Freire, (1997) “O homem não se educa sozinho, o homem se educa em comunhão”. Visando aí, a importância de um trabalho educacional, coletivo e de qualidade.
   
   

Objetivos:

Objetivo Geral: Despertar no aluno, o respeito e valorização pela sua escola, bem como a socialização e criticidade de ideias.
A importância da leitura e escrita em nossa vida diária.

Objetivo específico:
-Desenvolver o senso crítico e participativo.
-Despertar o amor e respeito pela sua escola.
-Reflexão sobre a importância dos estudos em sua vida.
-Estimular a produção de textos, bem como leitura e escrita.
-Incentivar o estudo da literatura infantil.
-Propiciar ao aluno o conhecimento e produções de diversos gêneros textuais. (Fábulas, Contos, Poesias, Poemas, entre outros).


Conteúdos Curriculares
-Leituras de obras literárias infantis (Monteiro Lobato e Ziraldo).
-Vídeos Teatrais de representação das obras literárias e para motivar a força de expressão pessoal, bem como autoestima e oratória.
-Músicas com conteúdos  educativos e focado em Fábulas.
-Fichas de Leituras sobre fabulas e contos.
- O que é uma Fábula, o que é um Conto, o que é Poema, Poesia bem como suas estruturas textuais e Ortográficas.




Metodologia
  A coordenadora do projeto e Professora Vilma Borges, fez o convite aos professores de 1 á 4 ano, aos pais, jovens, idosos, à participarem na formação do livro “NO MUNDO DA LITERATURA, FAÇO PARTE”.
  O projeto foi desenvolvido em sala com os alunos tendo a opção de escolha quanto à forma do seu trabalho (Poesia, Contos, Fábulas, Desenhos, entre outros).
  Os professores envolveram todos os alunos de sua sala na produção escrita, coletiva e individual ou em dupla, como definiam melhor o tema trabalhado em sala.
  Leitura da obra e imersão no conteúdo, estudando os personagens e suas características. Obra principal (O Sitio do Pica-Pau Amarelo).
  Confecções de cartazes e debates sobre a literatura e a importância na sua vida.
  Ocorreram produções individuais onde o professor de cada sala selecionou o melhor texto para o Livro.
  A correção ortográfica do texto foi efetuada pela professora da turma. Cada professor teve a liberdade de escolher a melhor didática para aplicar em sua turma.
 A professora Vilma Borges pegou todos os textos na data marcada para entrega e mandou a gráfica para a formação do livro.
 Após a edição do mesmo, reuniu-se toda a comunidade escolar e familiar para de forma simbólica entregar um livro a cada turma, logo após foram distribuídos gratuitamente à quantia devida a cada turma de alunos.
 O livro foi produzido com apoio de empresas e comércios do município além do apoio da Prefeitura Municipal.





Avaliação
 Os alunos aprenderam o valor e o respeito à Comunidade Escolar em geral, Professor, Merendeiras, Equipe de Limpeza, Zeladores, Secretárias, Diretores e Coordenadores. Obtiveram o conhecimento e socialização de ideias independente da idade, ou grau de estudo.
 Compreenderam a importância da Língua Portuguesa bem como a leitura e escrita nesse contexto, distinguindo as diferenças de gêneros textuais.
  Essa avaliação foi feita observando a evolução textual e ortográfica de cada educando.
  Observando a participação e interesse nas produções e representações teatrais dos mesmos.
  Analisando a evolução da leitura individual de cada aluno.


Auto avaliação
 Como educadora obtive a certeza no desenvolvimento desse trabalho que para um melhor ensino aprendizagem devemos utilizar métodos artísticos que estimulem a criança a ganhar gosto pelas matérias bem como leitura e escrita. Mesmo porque diante de uma sociedade que oferece tantos atrativos, faz se necessário que a escola utilize uma metodologia que venha de encontro tanto ao processo de alfabetização quanto a vontade do educando em ir à busca de novos conhecimentos. Percebendo que através das leituras de livros infantis e suas representações em forma de teatro, músicas e vídeos os educandos tinham prazer em desenvolver os trabalhos propostos. Vindo o incentivo também de outras pessoas da sociedade que obtiveram interesse em participar do desenvolvimento do projeto de leitura e escrita, após receberem o convite. Isso motivou nossos educandos e muito , eles perceberam que para o conhecimento, para aprendizagem não tem idade, basta querer.
 O que me motivou foi o fato de crianças que antes tinham dificuldades imensas na alfabetização, conseguirem de forma simples e pratica evoluírem na sua escrita, compreensão e desenvolvimento das leituras, além de obter um reconhecimento pessoal que nos cativa, pois atualmente o professor e a escola não são valorizados e recebi inúmeros elogios familiares e agradecimentos pela evolução educacional e pessoal das crianças.

  Além disso, a ênfase que foi dada a toda comunidade escolar e sociedade em geral foi de grande gratidão, por fim esta socialização de ideias faz com que os educandos e educadores percebam a importância e significado do trabalho coletivo e social. Passando o mesmo para sua família, tornando um ser critico participativo e atuante na sociedade, e comunidade em geral.
        

                     Psicopedagogo: Vilma De Fátima Borges.

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