MINHA ESCOLA MINHA
VIDA.
Justificativa:
A Escola Municipal Educandário Nossa
Senhora Aparecida, localiza-se na Rua Bárbara Max, Município de Itaúba/MT. Com
um número aproximado de 700 alunos de primeiro grau.
Com muito amor, trabalho e obtendo sucesso o
grupo de docentes, juntamente com a equipe pedagógica, administrativa e
secretária municipal de educação vem desenvolvendo um trabalho abrangente para
a informação e formação cultural de nossos alunos. Desenvolvendo suas
capacidades artísticas e sociolinguística. Com isso eleva sua autoestima e
maior interesse no processo de ensino aprendizagem.
Com a preocupação de fazer uma educação
participativa, de aprendizagem dentro do processo alfabetizador é que este
projeto “NO MUNDO DA LITERATURA, FAÇO PARTE. leva nosso educando a ter
conhecimento e gosto pela leitura e escrita. Através de letras, palavras,
frases, desenhos, e textos.
Dentro deste contexto surgiu à ideia de
desenvolver um projeto coletivo, com a participação de trabalhos de alunos,
jovens, pais, idosos.
Configurando-se como um evento,
possibilitando o seu ajustamento as disciplinas trabalhadas em sala, como
língua portuguesa, literatura e artes.
O resultado do trabalho poderá ajudar os
educandos na aprendizagem e liberdade de expressão oral e escrita, podendo
ter retorno em sua educação escolar e no
meio familiar em que está inserido.
Também tem a finalidade de dar continuidade
dependendo da aceitação e desenvolvimento das potencialidades de nossos alunos.
Sendo resultado positivo daremos
continuidade nos anos seguintes com outras turmas. Este trabalho além de ser
uma formação educacional será também um ato cívico e social.
Segundo Freire, (1997) “O homem não se educa
sozinho, o homem se educa em comunhão”. Visando aí, a importância de um
trabalho educacional, coletivo e de qualidade.
Objetivos:
Objetivo Geral:
Despertar no aluno, o respeito e valorização pela sua escola, bem como a
socialização e criticidade de ideias.
A
importância da leitura e escrita em nossa vida diária.
Objetivo específico:
-Desenvolver
o senso crítico e participativo.
-Despertar
o amor e respeito pela sua escola.
-Reflexão
sobre a importância dos estudos em sua vida.
-Estimular
a produção de textos, bem como leitura e escrita.
-Incentivar
o estudo da literatura infantil.
-Propiciar
ao aluno o conhecimento e produções de diversos gêneros textuais. (Fábulas,
Contos, Poesias, Poemas, entre outros).
Conteúdos Curriculares
-Leituras
de obras literárias infantis (Monteiro Lobato e Ziraldo).
-Vídeos
Teatrais de representação das obras literárias e para motivar a força de
expressão pessoal, bem como autoestima e oratória.
-Músicas
com conteúdos educativos e focado em
Fábulas.
-Fichas
de Leituras sobre fabulas e contos.
-
O que é uma Fábula, o que é um Conto, o que é Poema, Poesia bem como suas
estruturas textuais e Ortográficas.
Metodologia
A coordenadora do projeto e Professora Vilma
Borges, fez o convite aos professores de 1 á 4 ano, aos pais, jovens, idosos, à
participarem na formação do livro “NO MUNDO DA LITERATURA, FAÇO PARTE”.
O projeto foi desenvolvido em sala com os
alunos tendo a opção de escolha quanto à forma do seu trabalho (Poesia, Contos,
Fábulas, Desenhos, entre outros).
Os professores envolveram todos os alunos de
sua sala na produção escrita, coletiva e individual ou em dupla, como definiam
melhor o tema trabalhado em sala.
Leitura da obra e imersão no conteúdo,
estudando os personagens e suas características. Obra principal (O Sitio do
Pica-Pau Amarelo).
Confecções de cartazes e debates sobre a
literatura e a importância na sua vida.
Ocorreram produções individuais onde o
professor de cada sala selecionou o melhor texto para o Livro.
A correção ortográfica do texto foi efetuada
pela professora da turma. Cada professor teve a liberdade de escolher a melhor
didática para aplicar em sua turma.
A professora Vilma Borges pegou todos os
textos na data marcada para entrega e mandou a gráfica para a formação do
livro.
Após a edição do mesmo, reuniu-se toda a
comunidade escolar e familiar para de forma simbólica entregar um livro a cada
turma, logo após foram distribuídos gratuitamente à quantia devida a cada turma
de alunos.
O livro foi produzido com apoio de empresas e
comércios do município além do apoio da Prefeitura Municipal.
Avaliação
Os alunos aprenderam o valor e o respeito à
Comunidade Escolar em geral, Professor, Merendeiras, Equipe de Limpeza,
Zeladores, Secretárias, Diretores e Coordenadores. Obtiveram o conhecimento e
socialização de ideias independente da idade, ou grau de estudo.
Compreenderam a importância da Língua
Portuguesa bem como a leitura e escrita nesse contexto, distinguindo as
diferenças de gêneros textuais.
Essa avaliação foi feita observando a
evolução textual e ortográfica de cada educando.
Observando a participação e interesse nas
produções e representações teatrais dos mesmos.
Analisando a evolução da leitura individual
de cada aluno.
Auto avaliação
Como educadora obtive a certeza no
desenvolvimento desse trabalho que para um melhor ensino aprendizagem devemos
utilizar métodos artísticos que estimulem a criança a ganhar gosto pelas
matérias bem como leitura e escrita. Mesmo porque diante de uma sociedade que
oferece tantos atrativos, faz se necessário que a escola utilize uma
metodologia que venha de encontro tanto ao processo de alfabetização quanto a
vontade do educando em ir à busca de novos conhecimentos. Percebendo que
através das leituras de livros infantis e suas representações em forma de
teatro, músicas e vídeos os educandos tinham prazer em desenvolver os trabalhos
propostos. Vindo o incentivo também de outras pessoas da sociedade que
obtiveram interesse em participar do desenvolvimento do projeto de leitura e
escrita, após receberem o convite. Isso motivou nossos educandos e muito , eles
perceberam que para o conhecimento, para aprendizagem não tem idade, basta
querer.
O que me motivou foi o fato de crianças que
antes tinham dificuldades imensas na alfabetização, conseguirem de forma
simples e pratica evoluírem na sua escrita, compreensão e desenvolvimento das
leituras, além de obter um reconhecimento pessoal que nos cativa, pois
atualmente o professor e a escola não são valorizados e recebi inúmeros elogios
familiares e agradecimentos pela evolução educacional e pessoal das crianças.
Além disso, a ênfase que foi dada a toda
comunidade escolar e sociedade em geral foi de grande gratidão, por fim esta
socialização de ideias faz com que os educandos e educadores percebam a
importância e significado do trabalho coletivo e social. Passando o mesmo para
sua família, tornando um ser critico participativo e atuante na sociedade, e comunidade
em geral.
Psicopedagogo: Vilma De
Fátima Borges.
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