BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL
INCENTIVO:
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA.
ITAÚBA – MATO GROSSO.
PROJETO: DA BIBLIOTECA
PROFESSORA: VILMA DE
FÁTIMA BORGES
NO MUNDO DA LITERATURA FAÇO PARTE!
ITAÚBA
Abril/2016
INTRODUÇÃO
Ler é sonhar pela mão
de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A
superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo.
(Fernando Pessoa).
O projeto tem o propósito de ativar a
leitura, bem como cativar as pessoas, de forma natural, através da dinamização
do seu ambiente e implantação de atividades culturais. Transformando a
biblioteca em um espaço ativo no processo de busca e construção do saber,
trazendo a comunidade em geral, crianças, idosos, jovens e adultos para este
espaço e utilizando-o de forma significativa, para o enriquecimento do
conhecimento em si.
Transformando a sala da
biblioteca em um espaço de leitura, ativo no processo de busca e construção do
saber, trazendo a comunidade escolar para este ambiente utilizando-o de forma
significativa, para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem. Sendo que
a leitura é indispensável para o enriquecimento do conhecimento, das varias
formas de expressão e também de lazer.
OBJETIVO
O objetivo principal é
transformar a biblioteca em um ambiente agradável, para o atendimento da
comunidade em geral, com atividades diversificadas incentivar assim a leitura á
todos. É importante intender que a pessoa quer a todo o momento criatividade, dinamismo
e oportunidades de participar para isso ela deve encontrar um pedacinho seu no
ambiente da biblioteca e dessa forma, receber a devida atenção aos seus
anseios. Á medida que ela
sai satisfeita e que propaga essa ideia, faz da biblioteca uma referência.
Para isso é oferecido
atendimento digital, ações culturais e releitura de obras literárias, bem como
pesquisas em geral. E para isso devemos fazer divulgação do espaço e conseguir
mostrar ao individuo que este espaço será útil para a construção de seu
conhecimento e que suas portas estarão sempre abertas, para que ele possa
retornar a este centro de informação e prazeres literários.
JUSITFICATIVA
O motivo que justifica
este projeto é o incentivo e resgate do interesse á leitura e á cultura para a
formação das pessoas, que muitas vezes são trocadas pela facilidade do rápido
acesso ás informações compartilhadas em massa pela internet, gerando a falta de
interesse e hábito pelo conhecimento de forma minuciosa nos livros.
Embora seja importante
a atualização com o mundo virtual o embasamento teórico ainda é papel
fundamental em artigos científicos, as obras literárias fazem parte da cultura
de um povo e de uma nação.
Buscar se - a oferecer atividades
atrativas dentro deste ambiente como grupos de estudos, sessão de leitura e
escrita, divulgação e ainda, ampliar o horário de atendimento para contemplar
aos que possuem interesse, mas, não encontram tempo disponível. Segundo o
Ministério da Educação (MEC) a leitura desenvolve o repertório, liga o senso crítico
na tomada, amplia o conhecimento em geral, aumenta o vocabulário, estimula a
criatividade, emociona e causa impacto, muda sua vida, facilita á escrita.
Para isto a necessidade
de incentivar o indivíduo a adquirir o hábito de leitura, uma vez que a
maioria, principalmente os alunos se encontra com dificuldade de concentração,
raciocínio lógico, exposição do pensamento, tanto na escrita quanto na
exposição oral.
Penso que a leitura
desenvolve o lado pessoal e profissional, além de expandir nossas referências e
nossa capacidade de comunicação e escrita, bem como nosso senso critico.
Independente de raça, cor, idade, sexo todos temos direito a informação, troca
de experiências, atos culturais e tradicionais que amplia na formação do
cidadão.
ATIVIDADES
PROMOÇÃO DA LEITURA:
Leitura de contos e histórias, leituras literárias, dramatização
(teatros),produções e lançamentos de livros, mural de poesias.
CENTRO DE APRENDIZADO:
Palestras, discussões, leituras, produções escritas, relatos da vida real.
CENTRO DE INFORMAÇÃO:
painel com informações sobre atividades das associações e organizações da
comunidade e outras atividades culturais.
CENTRO CULTURAL: Debates,
exposições, (local itinerante de outras entidades idosos, clube de mães da
bolsa família relatando suas heranças culturais). mesa redonda, varal cultural,
confecção de apostila com relatos e fotos.
CENTRO DE LAZER:
Exibição de filmes, músicas, teatro de fantoche, audiovisuais ou multimídia,
desenhos e pinturas, fotos.
METODOLOGIA
Continuar a
reorganização da biblioteca, preparando um espaço agradável para leitura e
pesquisas, para que as pessoas sintam-se atraídos a frequentá-la.
Enviar convite á
professores, assistente social, nutricionista, assistente de saúde entre outros
líderes das instituições para desenvolver trabalhos com grupos sociais e alunos
na biblioteca pública municipal.
Divulgar o uso da
biblioteca nas escolas e no rádio.
Expor os trabalhos
realizados na biblioteca para que toda comunidade possa visualizar.
Realizar trabalhos de
resgate cultural com idosos e mães da bolsa família.
Preparar local com
revistas, livros, mesas para que o
professor possa realizar seu trabalho extra classe com alunos.
Proporcionar materiais
para tornar o trabalho dinâmico como: máquina fotográfica, filmadora,
fantoches, cadernos, revistas, microfone, caixa de som, data show.
Permitir que a pessoa participe
ativamente deste universo da leitura, contando recontando, discutindo, emitindo
opinião sobre a obra lida, dando sugestões, roda da conversa, lendo,
escrevendo.
RESULTADO
ESPERADO:
Este projeto será
avaliado através de relatório realizado pela pessoa que desenvolveu o trabalho,
ou pela pessoa responsável pela biblioteca, relatando o resultado alcançado
durante a utilização da sala de leitura (biblioteca) e da participação dos
trabalhos culturais. É com base nestes relatórios, far-se-ão os reajustes
necessários.
Espera-se com estes
trabalhos o uso frequente da biblioteca pela comunidade escolar e comunidade em
geral.
Para o levantamento da
quantidade de pessoas com acesso á biblioteca, será assinada a entrada e saída
de cada pessoa, como pesquisa quantitativa sobre os serviços ofertados á
comunidade. Esperamos alcançar a frequência de usuários em 30%,além do
empréstimo de nosso acervo em torno de 25%, principalmente aos estudantes.
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