quinta-feira, 2 de junho de 2016

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL


INCENTIVO: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA.

ITAÚBA – MATO GROSSO.
PROJETO: DA BIBLIOTECA
PROFESSORA: VILMA DE FÁTIMA BORGES






NO MUNDO DA LITERATURA FAÇO PARTE!









ITAÚBA
Abril/2016
INTRODUÇÃO        
Ler é sonhar pela mão de outrem. Ler mal e por alto é libertarmo-nos da mão que nos conduz. A superficialidade na erudição é o melhor modo de ler bem e ser profundo. (Fernando Pessoa).
     O projeto tem o propósito de ativar a leitura, bem como cativar as pessoas, de forma natural, através da dinamização do seu ambiente e implantação de atividades culturais. Transformando a biblioteca em um espaço ativo no processo de busca e construção do saber, trazendo a comunidade em geral, crianças, idosos, jovens e adultos para este espaço e utilizando-o de forma significativa, para o enriquecimento do conhecimento em si.
Transformando a sala da biblioteca em um espaço de leitura, ativo no processo de busca e construção do saber, trazendo a comunidade escolar para este ambiente utilizando-o de forma significativa, para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem. Sendo que a leitura é indispensável para o enriquecimento do conhecimento, das varias formas de expressão e também de lazer.

OBJETIVO
O objetivo principal é transformar a biblioteca em um ambiente agradável, para o atendimento da comunidade em geral, com atividades diversificadas incentivar assim a leitura á todos. É importante intender que a pessoa quer a todo o momento criatividade, dinamismo e oportunidades de participar para isso ela deve encontrar um pedacinho seu no ambiente da biblioteca e dessa forma, receber a devida atenção aos seus anseios. Á medida     que ela sai satisfeita e que propaga essa ideia, faz da biblioteca uma referência.
Para isso é oferecido atendimento digital, ações culturais e releitura de obras literárias, bem como pesquisas em geral. E para isso devemos fazer divulgação do espaço e conseguir mostrar ao individuo que este espaço será útil para a construção de seu conhecimento e que suas portas estarão sempre abertas, para que ele possa retornar a este centro de informação e prazeres literários.

JUSITFICATIVA
O motivo que justifica este projeto é o incentivo e resgate do interesse á leitura e á cultura para a formação das pessoas, que muitas vezes são trocadas pela facilidade do rápido acesso ás informações compartilhadas em massa pela internet, gerando a falta de interesse e hábito pelo conhecimento de forma minuciosa nos livros.
Embora seja importante a atualização com o mundo virtual o embasamento teórico ainda é papel fundamental em artigos científicos, as obras literárias fazem parte da cultura de um povo e de uma nação.
Buscar se - a oferecer atividades atrativas dentro deste ambiente como grupos de estudos, sessão de leitura e escrita, divulgação e ainda, ampliar o horário de atendimento para contemplar aos que possuem interesse, mas, não encontram tempo disponível. Segundo o Ministério da Educação (MEC) a leitura desenvolve o repertório, liga o senso crítico na tomada, amplia o conhecimento em geral, aumenta o vocabulário, estimula a criatividade, emociona e causa impacto, muda sua vida, facilita á escrita.
Para isto a necessidade de incentivar o indivíduo a adquirir o hábito de leitura, uma vez que a maioria, principalmente os alunos se encontra com dificuldade de concentração, raciocínio lógico, exposição do pensamento, tanto na escrita quanto na exposição oral.
Penso que a leitura desenvolve o lado pessoal e profissional, além de expandir nossas referências e nossa capacidade de comunicação e escrita, bem como nosso senso critico. Independente de raça, cor, idade, sexo todos temos direito a informação, troca de experiências, atos culturais e tradicionais que amplia na formação do cidadão.


ATIVIDADES
PROMOÇÃO DA LEITURA: Leitura de contos e histórias, leituras literárias, dramatização (teatros),produções e lançamentos de livros, mural de poesias.
CENTRO DE APRENDIZADO: Palestras, discussões, leituras, produções escritas, relatos da vida real.
CENTRO DE INFORMAÇÃO: painel com informações sobre atividades das associações e organizações da comunidade e outras atividades culturais.
CENTRO CULTURAL: Debates, exposições, (local itinerante de outras entidades idosos, clube de mães da bolsa família relatando suas heranças culturais). mesa redonda, varal cultural, confecção de apostila com relatos e fotos.
CENTRO DE LAZER: Exibição de filmes, músicas, teatro de fantoche, audiovisuais ou multimídia, desenhos e pinturas, fotos.
METODOLOGIA
Continuar a reorganização da biblioteca, preparando um espaço agradável para leitura e pesquisas, para que as pessoas sintam-se atraídos a frequentá-la.
Enviar convite á professores, assistente social, nutricionista, assistente de saúde entre outros líderes das instituições para desenvolver trabalhos com grupos sociais e alunos na biblioteca pública municipal.
Divulgar o uso da biblioteca nas escolas e no rádio.
Expor os trabalhos realizados na biblioteca para que toda comunidade possa visualizar.
Realizar trabalhos de resgate cultural com idosos e mães da bolsa família.
Preparar local com revistas, livros, mesas  para que o professor possa realizar seu trabalho extra classe com alunos.
Proporcionar materiais para tornar o trabalho dinâmico como: máquina fotográfica, filmadora, fantoches, cadernos, revistas, microfone, caixa de som, data show.
Permitir que a pessoa participe ativamente deste universo da leitura, contando recontando, discutindo, emitindo opinião sobre a obra lida, dando sugestões, roda da conversa, lendo, escrevendo.

RESULTADO ESPERADO:
Este projeto será avaliado através de relatório realizado pela pessoa que desenvolveu o trabalho, ou pela pessoa responsável pela biblioteca, relatando o resultado alcançado durante a utilização da sala de leitura (biblioteca) e da participação dos trabalhos culturais. É com base nestes relatórios, far-se-ão os reajustes necessários.
Espera-se com estes trabalhos o uso frequente da biblioteca pela comunidade escolar e comunidade em geral.

Para o levantamento da quantidade de pessoas com acesso á biblioteca, será assinada a entrada e saída de cada pessoa, como pesquisa quantitativa sobre os serviços ofertados á comunidade. Esperamos alcançar a frequência de usuários em 30%,além do empréstimo de nosso acervo em torno de 25%, principalmente aos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário