PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA
O trabalho do
psicopedagogo dentro do âmbito escolar está, vinculada ao processo de
aprendizagem dos alunos e a tarefa educativa da escola. Bem como as
dificuldades de aprendizagem e problemas de comportamento ou de relacionamento.
Sendo assim a intervenção do pedagogo é direcionada a modificação da situação
dentro do contexto da escola, fundamentalmente sem deixar de lado aspectos
familiares ou sociais que possam intervir na área do conhecimento e de atuação
para o processo de aprendizagem humana. Podendo-se dizer que aprendizagem é uma
mudança de comportamento ocorrido no decorrer do tempo, resultante de prática
ou experiência anterior. Porém o problema de aprendizagem pode ser
características da família, da escola ou até mesmo do professor. É comum a criança,
o adolescente diante de uma dificuldade escolar, assumir um comportamento
inadequado ou de baixa, autoestima com pensamentos negativos não sei, não
aprendo, não faço, entre outros. Se o professor não trabalhar com afetividade,
prazer e carinho para que o educando sinta-se estimulado, confiante, poderá
estar aumentando esse problema de aprendizagem. Uma das formas que poderá
ajudar e muito a solucionar esse problema é alfabetização literária (músicas,
cantigas infantis, paródias, teatro, poesia). Envolvendo o educando em grupo,
ou com ajuda do colega, irá deixa-lo seguro e mais confiante. A aprendizagem
dependendo do problema pode ser em longo prazo ou de imediato, sendo a
literatura e artes, uma das alternativas que obterá resultados positivos. Pois
o desenvolvimento cognitivo está ligado
diretamente com o psicológico do ser humano. A literatura vem de encontro com
esse fator importantíssimo de cognição a ser desenvolvido no educando. Porem há
necessidade de planejamento, estruturação do trabalho, exigindo do educador
organização e atenção, trabalhar de forma interdisciplinar, para se obter um
bom resultado. O psicopedagogo deve intervir sempre que for necessário no
contexto escolar, para que haja harmonia, prazer no trabalho entre todos que
faz parte do mesmo.
A psicopedagogia tem
um caráter essencialmente interdisciplinar, uma vez que busca conhecimentos em
outros campos, mas criando seu próprio objeto de estudo a partir de um corpo
teórico próprio. Reconhecendo e assumindo seu papel de transmissão de conhecimento
e compreensão dos fatores psicológicos que interferem no ato de aprender.
Realizando uma ação conjunta, orientada, no sentido de analisar e compreender
os mecanismos dentro da relação familiar, esta que muitas vezes promove
bloqueios de aprendizagem.
Uma vez estabelecida
à prática psicopedagógico, os fundamentos teóricos e a delimitação do papel do
psicopedagogo, parece de grande urgência a consideração de princípios éticos
que iluminem e regem a atuação deste profissional. Com um trabalho ancorado em
alguns princípios gerais, acredita-se que todo ser humano tem direito ao pleno
acesso do saber acumulado, representado pela cultura. Considerando que a
leitura e a escrita representam ferramentas fundamentais a este acesso, na
moderna sociedade. Norteando sua prática dentro dos princípios da liberdade do
ser. Reconhecendo que deve assumir a dupla polaridade de seu papel, transmissão de conhecimento e
compreensão dos fatores psicológicos que interferem no ato de aprender.
O psicopedagogo
deverá reconhecer que mais importante que acomodação dos educandos, as
exigências cristalizadas da escola, é o estabelecimento de uma relação dinâmica
onde a criança será considerada como elemento importante na recriação do saber.
Estes pontos parecem importantes para consideração em mais um passo a nossa
luta, que seja na criação de um código de ética e o reconhecimento oficial da
nossa profissão.
Psicopedagoga: Vilma De Fátima Borges Clamer
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